Tonoscopia
Neste trabalho falaremos sobre: Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia, Osmocopia.
Para falar de Tonoscopia, devemos começar explicando onde ela se encaixa na química. Daremos, então, o conceito de propriedade coligativa das soluções: são propriedades que surgempela presença de um soluto e dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto; elas se originam a partir da presença de um soluto não volátil e um solvente.
Ebulioscopia: é o estudo da elevação do ponto de ebulição de um líquido, ocasionado pela dissolução de um soluto não volátil, ou ainda a propriedade coligativa correspondente ao aumento do ponto de ebulição de um líquido quando acrescenta-se a ele um soluto não-volátil (que não evapora). É como se as partículas do soluto "segurassem" as partículas do solvente, dificultando sua passagem ao estado gasoso.
Crioscopia fala sobre A água pura congela-se sob pressão normal. Se dissolvermos, por exemplo, um pouco de sal comum na água, ela demorará mais para congelar (ou melhor, só ira congelar-se em temperatura mais baixa), como se o sal estivesse dificultando seu congelamento. Em outras palavras, a presença das partículas do soluto dificultam as interações entre as moléculas do solvente, fazendo com que o congelamento ocorra numa temperatura menor. Esse efeito é denominado também a um estudo da diminuição do ponto de congelamento de um solvente em uma solução, provocado pela dissolução de outra substancia nesse líquido.
Osmoscopia A osmose é a passagem do solvente de uma solução diluída para uma solução mais concentrada através de uma membrana semipermeável. Já a pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada na solução para evitar a sua diluição.