Coeficiente de expansao
Hora: 08:00
Experimento VI – Coeficiente de Dilatação Linear
Grupo 2 – Lucas Pitta – Rafael Bailarin – Ruy Fábio Lima Corrêa
Objetivos – Determinar o coeficiente de expansão linear do latão, aço e alumínio.
Introdução Teórica – Dilatação térmica é definida como a alteração do tamanho de um corpo produzida por uma variação de temperatura. Analisando a situação experimental, em que só uma dimensão de dilatação é estudada, pode-se avaliar que a variação de comprimento seja proporcional ao comprimento inicial e a variação de temperatura .
Temos então sendo a constante de proporcionalidade o coeficiente de dilatação linear. Os valores de variam entre diferentes materiais, devido a sua composição química e vários outros fatores.
Procedimentos – Antes da realização do experimento foi necessário montar o aparato experimental de acordo com a figura abaixo.
Depois que tudo foi montado iniciou-se o experimento. Primeiro foi medida a temperatura do sistema inicial, com o termômetro, a marca inicial da barra no micrômetro acoplado ao dilatômetro e seu comprimento. Depois de anotados os dados, o aquecedor foi ligado. Quando o termômetro passou a marcar uma temperatura próxima daquela característica da água em ebulição uma nova medida da marca da barra foi feita no mesmo micrômero anterior, e a temperatura foi também registrada. Esse procedimento foi repetido para as três barras, com um intervalo de tempo entre elas para que no início de cada procedimento a temperatura inicial fosse a ambiente.
Materiais -
1) Dilatômetro – Central Scientific Company (made in USA) Catalog N° 77411
2) Termômetro de mercúrio
3) Manta de aquecedor de água – Fistom Mod. 52 série 55100
4) Fonte de alimentação de energia – Campus Universidade de Brasília
5) Barras de aço, alumínio e latão
Dados Experimentais –
Material da Barra
Alumínio
Latão
Aço
Comprimento Inicial (cm)
59,80,05
59,80,05
59,80,05
Marca Inicial (mm)