Tonoscopia
Tonoscopia
Tempo 1:as moléculas de água da massa liquida se movimentam para a superfície e começam a evaporar e a ocupar o espeço livre do liquido do recipiente.
Tempo 2: o processo continua. As moléculas que passaram para a vapor estão em contínuo movimento e exercem determinada pressão sobre as paredes do recipiente.
Tempo 3:o processo atingiu um máximo, ou seja, o espaço livre de líquido do recipiente está saturado de moléculas de água na fase vapor. A pressão exercida é a pressão à pressão máxima a de vapor da água na temperatura T.
Tempo 4: o número de moléculas na fase a vapor não muda mais,(é o mesmo que no tempo três), isso não significa que as moléculas de água da superfície do líquido tenham parado de evaporar, significa simplesmente que se uma a molécula de água passar da fase líquida para a fase vapor, uma outra molécula de água irá passar da fase vapor para a fase líquida. É o que chamamos de equilíbrio dinâmico: H2O(L) -----> H 2O(V)
Se adicionarmos um soluto não volátil e miscível à água, formando uma solução aquosa, iremos observar experimentalmente que a pressão máxima de vapor da solução será menor que a pressão máxima de vapor da água pura. É justamente isso que a tonoscopia estuda: A Tonoscopia estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente causada pela adição de um soluto não – volátil. Ebulioscopia: Considere os recipientes abertos (pressão local 1 atm), esquematizado abaixo, contendo, água pura em