O ato de avaliar
A avaliação é um instrumento muito importante para o sucesso do trabalho educativo, visto que ela é capaz de possibilitar ao educador o estabelecimento de parâmetros para o desenvolvimento do aluno ao longo do ano letivo. Ela possibilita, também, verificar as potencialidades e as limitações de cada aluno, do plano de ensino e do professor.
Embora a avaliação desempenhe este papel de grande valia para a educação, a maior parte dos educadores não está preparada para explora - la como aliada para uma melhor qualidade do ensino. Ela é, geralmente, usada como um instrumento classificatório e excludente. Esta pesquisa bibliográfica pode auxiliar o profissional de educação a compreender a complexidade da avaliação e principalmente, como utiliza-la como instrumento de transformação da prática docente. Apresentará o conceito de avaliação, suas características e os instrumentos que podem ser usados para avaliar.
O ATO DE AVALIAR
Avaliar é uma ação que praticamos rotineiramente no nosso dia-a-dia. Nossas ações cotidianas exigem que, em determinadas situações, façamos análises, reflexões, para enfim tomarmos decisões que se destinem a resolver os problemas identificados. No sistema educativo esta ação não é muito diferente. O ato de avaliar precisa ser um ato de investigar falhas, necessidades, dificuldades, pontos fracos e fortes do aluno, professor, planejamento, escola, entre outros, para que se possa tomar medidas corretivas rumo ao sucesso educativo.
Embora a realidade nos mostre uma prática diferente da ideal, o ato de avaliar deve ser um processo continuo com o intuito de verificar o progresso do educando no decorrer do seu percurso de aprendizagem. Mais ainda, a avaliação deve ser compreendida como um instrumento que oferece possibilidades ao educando de expressar seu conhecimento, habilidades, competência e experiências para que as ações educativas sejam direcionadas às suas necessidades. Infelizmente a