ato de avaliar
PÓS GRADUAÇÃO
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ELIÃ BATISTA DOS SANTOS ORIENTADORA: EVANICE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
08/06/2014
Atualmente a avaliação da aprendizagem está sendo voltada para a preparação de exames. Isso acontece porque os sistemas de ensino estão interessados nos percentuais de aprovação e reprovação dos alunos.
Na medida em que a avaliação se centraliza em provas e exames, não há uma melhoria na qualidade da aprendizagem.
Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras. Esta avaliação consiste em verificar o que o aluno aprendeu e se os objetivos propostos foram atingidos e se o programa foi conduzido de forma adequada.
A prática avaliativa tem que centrar-se no diagnóstico e não na classificação.
Sendo assim, os procedimentos de avaliação se tornam elementos motivadores em busca de resultados. Como educadores, deveremos dar atenção às condutas afetivas, éticas, relacionais dos nossos educandos. Eles necessitam de aprender os conteúdos escolares estabelecidos curricularmente, mas também necessitam de desenvolver-se como seres humanos que cuidam de si, dos outros e do meio onde vivem. Necessitam de crescer em direção à maturidade emocional, à vida adulta, tendo posse de sua subjetividade, assim como dos conhecimentos que a humanidade produziu e transmitiu como uma preciosidade, de geração em geração. Então, numa prática avaliativa na escola, necessitamos saber o que estamos avaliando e cuidando: da formação da personalidade do educando? Da aprendizagem dos conteúdos curriculares? São campos distintos de vida e desempenho, ainda