Ondas
Hora: 08:00
Experimento IV – Ondas
Grupo 2 – Lucas Pitta – Rafael Bailarin – Ruy Fábio Lima Corrêa
Objetivos – Estudar o comportamento de ondas por meio da observação de uma onda estacionaria gerada em uma corda, o que torna possível o estudo de um fenômeno que normalmente não é visível a olho nu, como a propagação de ondas eletromagnéticas e sonoras, demonstrando certas relações de interdependência entre velocidade, comprimento de onda e freqüência em uma onda, assim como os harmônicos que podem ocorrer em uma onda estacionária.
Introdução Teórica – Ondas são fenômenos físicos que ocorrem em todo o universo, mesmo na ausência de matéria, são descritas como perturbações que se propagam em um meio transportando somente energia. Existem vários tipos de ondas, eletromagnéticas, mecânicas, sonoras, sendo elas transversais ou longitudinais. Vários eventos do dia-a-dia estão relacionados com a propagação de ondas como a luz que chega aos nossos olhos, as ondas de radio e TV, os sons que escutamos, tudo isso foi compreendido e controlado de uma forma muito mais eficiente com o estudo das ondas. Alguns fenômenos relacionados as ondas são muito estudados como a propagação, difração, refração e interferência. Neste experimento vamos nos focar nos tópicos relacionados a propagação das ondas como sua velocidade, freqüência de oscilação e forma de propagação, incluímos também o estudo dos harmônicos gerados em uma onda estacionaria. Primeiramente devemos definir alguns parâmetros utilizados no estudo das ondas.
Definimos:
= Comprimento de onda (distancia entre dois nós ou dois vales consecutivos, vale lembrar que com ondas estacionarias estamos lidando com a superposição da onda incidente com a onda refletida) f = freqüência de oscilação da onda, define quantos ciclos a onda completa por segundo, ou seja quantos comprimentos de onda são percorridos por segundo, sua unidade usual é Hz(Hertz = 1/s) v = velocidade da onda,