relatorio de acetona
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA – TURMA A
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
PROPANONA
(ACETONA)
Nome: Ariane Demarchi R.A: 027524
SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2014
1. OBJETIVO Obtenção da Propanona, a partir da oxidação do 2- propanol.
2. RESULTADOS E DISCUSSÃO
As cetonas são substâncias orgânicas, as quais possuem o grupo funcional carbonila ligado a dois átomos de carbono. Uma cetona muito conhecida é a Propanona, mais conhecida como acetona, é um líquido que se caracteriza por ser incolor, de odor e sabor característicos, é muito solúvel em água e em solventes orgânicos comuns (como éter etílico e benzeno), é inflamável e evapora facilmente.
A obtenção da acetona via álcool isopropílico ou 2- propanol é um processo muito interessante sob o ponto de vista industrial, uma vez que pode ser aplicado mesmo quando o propeno se apresenta sob a forma da mistura com o propano. A mistura é obtida em grande quantidade como subproduto da indústria do petróleo.
A obtenção que acetona em laboratório é um simples, em um Becker de 250 mL preparamos uma solução com 15 g de dicromato de potássio com 75 mL de água destilada que ajuda a dissolve-lo e 13 mL de ácido sulfúrico concentrado que é o catalisador da solução. Agitamos até completa dissolução.
Resfriamos esta mistura sulfocrômica até aproximadamente 20ºC e transferimos para um funil de separação.
Em um balão de três bocas (de 500 mL), adicionamos 10 mL de 2-propanol e 30 mL de água destilada para ajudar diluir o calor e algumas pérolas de vidro que equilibra a energia cinética evitando que haja projeção da substancia. Adaptamos ao balão o termômetro, o funil de separação contendo a solução sulfocrômica e uma coluna de Hempel com o termômetro e saída lateral para melhorar a destilação, conectamos a essa estrutura, um condensador de Liebig.
Gotejamos toda mistura sulfocrômica lentamente, pois é uma reação