Relatório obtenção da acetona
1 Emanoela Luciana Estrela Ferreira *, 2 Antonio Augusto Sousa , 3Djane Oliveira
1,2Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Rua Baraúnas, 351– Bairro Universitário – Campina Grande – PB – Brasil.
RESUMO
A Acetona é utilizada em Grande escala na indústria como solvente de óleos, gorduras, tintas, esmaltes, vernizes, resinas, perfumes, e plásticos. É utilizada também como matéria-prima na fabricação de medicamentos (Anestésicos locais, sulfas), cloro fórmico, iodofórmio, entre outros. Nessa pratica usaremos sistema simples de destilação para a extração da acetona a partir da oxidação do propan-2-ol (Álcool isopropílico) usarão também como reagente o H2SO4 e com muita cautela, cuidados básicos, controle de temperatura poderá extrair um grande resultado positivo ou próximo do esperado. O produto formado a partir da oxidação de álcoois geralmente dá origem a um aldeído, cetona ou ácido carboxílico. Dependendo do agente oxidante empregado e da natureza do álcool de partida (álcool primário ou secundário). Tendo em vista que álcoois terciários não se oxidam por não possuírem hidrogênio ligado ao carbono hidroxilado.
Palavras-Chave: Obtenção da acetona, destilação, solventes, solução oxidante.
*emanoela_estrela@hotmail.com
INTRODUÇÃO
As cetonas são substâncias orgânicas, as quais possuem o grupo funcional carbonila ligado a dois átomos de carbono. Uma cetona muito conhecida é a Propanona, mais conhecida como acetona, é um líquido que se caracteriza por ser incolor, de odor e sabor característicos, é muito solúvel em água e em solventes orgânicos comuns (como éter etílico e benzeno), é inflamável e evapora facilmente, e possui a seguinte estrutura:
A acetona é um dos solventes mais usados nas indústrias e nos laboratórios, para o raiom (seda artificial), acetileno, esmaltes, nitrato de celuloses, tintas, vernizes, nas indústrias alimentícias e de perfumarias