relatorio cristalização
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO CRISTALOGRÁFICO
Goiânia, 23 de setembro de 2012.
RESUMO
Este relatório consiste em demonstrar a diferença da estrutura cristalina através de um microscópio, em metais quando submetidos a tratamento térmico.
PARTE EXPERIMENTAL Para este experimento foi usado 05(CINCO) padrões de material,(redondo) de aço SAE 1020, que é um aço considerado com baixo teor de carbono (que tem sua composição de 0,18-0,23% de carbono). Estes materiais, antes de virem para o laboratório de MCM, passaram pela tornearia, onde foram cortados e faceados.
No laboratório de MCM, cada um dos materiais receberam tratamentos térmicos diferentes. Primeiro todos os materiais foram aquecidos em um forno especifico para este processo, todos aquecidos a uma temperatura de 950º.
Para retirar os materiais do forno foi usado luvas de proteção para não ocorrer acidentes, como por exemplo, queimaduras.
Luvas de Proteção térmicas.
O primeiro processo depois de aquecido foi retirado do forno e resfriado ao AR ambiente.
O segundo foi resfriado a OLEO.
O terceiro a ÁGUA.
O quarto na AREIA.
O quinto e ultimo resfriado dentro do forno. Para o ensaio cristalográfico é necessário que as superfícies que serão analisadas estejam com ótimo acabamento, por esse motivo, os 05(cinco) materiaissão levadas a três processos de polimento da seguinte ordem: primeiro passa pela politriz equipada com uma lixa d’água com a lixa 220 para dar o desbaste do material, em seguida é levada à outra politriz equipada com lixa 360, por final leva-se a uma lixa 1200.O processo de polimento é feito manualmente, isso é possível devido à rotação com que gira a politriz (RPM de 300), antes de ligar a máquina é necessário uma refrigeração da lixa através da água (molha-se a lixa com um pouco de água), quando ligada, se segura bem o material para não escapar, porém, não é necessária a força,