Relatório de água de cristalização
A água de cristalização está presente no cristal de várias maneiras. As moléculas de água podem simplesmente ocupar posições na rede cristalina ou podem formar ligações com os ânions (íons negativos) ou cátions (íons positivos) presentes.
Forças de Van der Waals É a força que mantem unida as moléculas apolares. São cerca de 10 vezes mais fracas que as forças dipolo-dipolo, e resultam do seguinte: Mesmo sendo apolar, a molécula é formada por muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante, de uma molécula estar com mais elétrons de um lado que do outro; essa molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica, irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma força fraca entre ambas, que constitui exatamente a Força de Van der Waals ou Força de London.
Materiais e Reagentes
Materiais:
- Cadinho
- Balança
- Tenaz
- Estufa
- Dessecador
Reagentes:
- Sulfato de cobre penta hidratado
Procedimento
Pegamos o cadinho com o tenaz e o pesamos na balança , anotamos o peso do cadinho vazio, taramos a balança e em seguida adicionamos 1,5g de sulfato de cobre penta hidratado. Levamos o cadinho até a estufa e o deixamos lá durante duas horas a 100°C. Retiramos o cadinho da estufa e o levamos ao dessecador. E por ultimo pesamos o material.
Resultado
Peso do cadinho vazio: 27g
Adicionamos 1,5g de sulfato de cobre penta hidratado
Total de 28,5g
Pesagem do material após o procedimento: 28,12g
Portanto houve uma perda de