Relat rio Geral dos S lidos Marina e Lucas
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
Identificação de Sólidos
Nomes: Marina Pinheiro Gomes e Lucas ..
Turma: Segunda feira, das 18h30 às 21h30
Professor: André Luis Gemal
1. INTRODUÇÃO:
O principal objetivo deste relatório é a exposição de resultados das aulas de Química Orgânica Experimental I ministradas pelo professor André Luis Gemal, sobre sólidos orgânicos e alguns de seus métodos de análise e separação, além do objetivo final de descobrirmos os dois compostos que compunham uma determinada amostra.
Foi-nos entregue um envelope que continha dois sólidos orgânicos misturados. Tal relatório trata sobre a análise da amostra de número 4. Por meio das técnicas de verificação do ponto de fusão, extração reativa e cristalização, explicadas minuciosamente a cada uma das aulas práticas foi possível separar os dois compostos e achar o ponto de fusão de cada um. Para chegar ao objetivo final desse relatório e concluir quais são os dois componentes da amostra original fez-se uso de uma lista de sólidos possíveis e da técnica de cromatografia para a comprovação.
1.1) Ponto de Fusão:
O ponto de fusão de um sólido é a temperatura à qual as fases sólida e líquida coexistem em equilíbrio a uma dada pressão, ou seja, no ponto de fusão, a pressão de vapor da fase sólida é igual à pressão de vapor da fase líquida.
Embora a interseção das curvas da pressão de vapor das fases sólida e líquida (num diagrama pressão de vapor versus temperatura) consista num único valor pontual de temperatura para a fusão de um sólido, numa determinação experimental comum isso raramente é observado devido ao próprio método experimental utilizado.
A maioria dos compostos orgânicos possui pontos de fusão suficientemente baixos (50-300°C) para poderem ser determinados convenientemente com equipamentos simples. Os químicos orgânicos utilizam por isso os pontos de fusão, rotineiramente, para avaliarem a pureza de