Coeficiente de solubilidade
O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente, numa determinada temperatura.
Em relação à solução, deve-se ter em mente que quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada será a solução. Além disso, cada substância é saturada numa determinada quantidade de solvente.
As soluções saturadas também podem ser com precipitado, quando sua quantidade de soluto é maior em relação a seu coeficiente de solubilidade, e supersaturadas, quando a quantidade de soluto é maior em relação ao coeficiente de solubilidade, porém, algum fator externo, como o aquecimento, pode dissolver o excesso. Uma determinada substância pode ter diferentes solubilidades em temperaturas diferentes.
O coeficiente de solubilidade do NaCl à 25°C é de aproximadamente 35,5 g/100 ml.
Cristalização
Cristalização é a conversão de uma substância ou várias substâncias de um sólido amorfo, no estado líquido, ou gasoso para o estado cristalino. Cristalização é, particularmente, importante como um processo de separação térmica por se concentrar ou preparar substâncias em um estado de soluções puras, nas fases fundida ou gasosa.
Uma fase líquida (uma solução ou uma fundição), deve ser supersaturada para os cristais serem formados ou os cristais existentes crescer. A supersaturação pode ser alcançada, por exemplo, resfriando a solução ou evaporando solventes. Estes dois processos são conhecidos como cristalização de resfriamento e cristalização de evaporação. Em cristalização de vazio, é usada vaporização de flash para obter supersaturação. Neste processo, cristalização de resfriamento e cristalização de evaporação sobrepõe-se um ao outro.
Às vezes uma terceira substância, conhecida como um agente de deslocamento, é somada a uma solução. O agente reduz a solubilidade da substância dissolvida e assim conduz a supersaturação. Este processo é conhecido como cristalização de imersão