coeficiente de solubilidade
substância solubilidade sal comum 36,0 açúcar 33,0 cloreto de chumbo 0,99 cal apagada 0,16 sulfato de bário 2,53x10-4 silicato de magnésio (talco) ≈ 0 iodo sólido 0,016 bicarbonato de sódio 9,6 sulfato de cobre 20,7 cloreto de potássio 7,4 éter dietílico 222,0
A solubilidade é uma propriedade específica que depende da natureza das substâncias envolvidas (soluto e solvente) e da temperatura do sistema. Devido à extensa utilização desse tipo de propriedade, para um grande número de substâncias o valor da solubilidade em várias temperaturas já foi determinado com grande precisão.
A solubilidade é normalmente definida como a quantidade máxima (em massa) de determinada substância que é possível dissolver num volume determinado de solvente. Para uma temperatura definida, a solubilidade de uma substância sólida pode ser expressa em gramas de soluto por litro de solução (g/L) ou gramas de soluto por cm3 de solução (g/cm3).
Podemos estabelecer uma relação entre diferentes solutos e as características de suas soluções aquosas por meio de experimentos bem simples, feitos à mesma temperatura. Observe a situação ao lado.
A quantidade máxima de sal (NaCl) que se dissolve em 100 g de H2O a 20ºC é 36 g. Essa solução é denominada solução saturada.
Solução saturada é a que contém a máxima quantidade de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura; essa quantidade máxima é denominada coeficiente de solubilidade.
Logo, o coeficiente de solubilidade do NaCl obtido é: 36 g de NaCl/100 g de água a 20ºC Uma solução com quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade é denominada solução não-saturada ou insaturada. Se submetermos a aquecimento, sob agitação, o sistema formado por 100 mL de água a que se adicionam 50 g de sal, conseguiremos dissolver o sal totalmente. Deixando o novo sistema esfriar, em repouso absoluto, até a temperatura inicial (20ºC), teremos uma solução que contém maior