Relatório sobre determinação do teor de álcool na gasolina e sobre o coeficiente de solubilidade e solvatação dos sais.
Curso de Química Industrial
Disciplina: Química Geral Experimental
Lente: Jamile Zeni
Grupo: Maiane Toniazzo, Miriam Baldissera, Naionara A. Daronch e Tiziane Ponsoni
Erechim, Maio de 2013.
Determinação do teor de álcool na gasolina e sobre o coeficiente de solubilidade e solvatação dos sais.
INTRODUÇÃO A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos saturados, onde se atribui o valor zero (octanagem) para n-heptnano e 100 (octanagem) para isoctano (BARBOSA,2000).
Álcool é o nome comumente atribuído ao álcool etílico ou etanol. Também chamado de espírito-de-vinho, por ser obtido pela destilação de vinhos ou de outras substâncias. O etanol é incolor, líquido à temperatura normal, com P. E. 78 ºC mistura-se com a água em qualquer proporção e dissolve grande número de substâncias orgânicas (BARBOSA,2000).
O benzeno é um hidrocarboneto cílico hexagonal insaturado, base de toda a Química Aromática. É um líquido de odor aromático, mais leve que a água, com densidade 0,878, que se solidifica a 5,5 ºC e se evapora facilmente, com P. E. 80ºC. É insolúvel em água, mas miscível com álcool, éter e clorofórmio (BARBOSA,2000).
O iodo tem como característica o fato de sublimar-se em grau muito acentuado. É um corpo sólido, apresentando-se em geral em escamas preto-azuladas, de brilho metálico. Volatiliza-se à temperatura ordinária, produzindo um vapor violeta de cheiro irritante (BARBOSA,2000).
Os objetivos destes experimentos foram verificar a porcentagem de álcool presente na gasolina e verificar se o mesmo encontra-se dentro dos padrões permitidos, ou seja, nível de álcool abaixo de 25% e também investigar a relação entre a natureza iônica, polar ou apolar de uma substância com sua solubilidade em determinados solventes.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de