Solubilidade
Objetivo O intuito do trabalho foi de analisar, a partir das informações de massa e temperatura do soluto e solvente, respectivamente, o coeficiente de solubilidade da substância em questão. Dessa forma, aplicou-se a fundamentação teórica aprendida em sala para um criticismo mais apurado ao analisar os resultados obtidos. Conceitos Abordados
Para a realização do trabalho foram necessários conhecimentos previamente adquiridos sobre soluções, que por consequência envolve soluto e solvente, a classificação da solução, concentrações de tais soluções, gráficos de soluções, seus respectivos coeficientes de solubidade e, por conseguinte, seus conceitos.
Temos como solução qualquer mistura homogênea, ou seja, que apresente apenas uma fase. O que compõe essa solução é: o soluto que é a substância dissolvida no solvente e, normalmente, está em menor quantidade na solução. E o solvente que é a substância que dissolve o soluto.
Em relação à quantidade de soluto dissolvida no solvente é possível a classificação da solução, conceito bastante explorado no trabalho feito no laboratório pelo grupo. A solução pode ser:
→ Saturadas: contém uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura.
→ Insaturadas: contém uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
→ Supersaturadas: contém uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura. Como excede em relação ao valor do coeficiente de solubilidade, não dissolverá completamente, e constituirá o corpo de fundo, caracterizado como corpo de fundo, ou como precipitado.
A partir do conceito de suas classificações, recorremos ao cálculo da concentração para termos valores exatos, e não apenas percepções visuais, sobre a quantidade de soluto em relação ao solvente. É possível calcular a concentração pela fórmula comum (C = m1/V), que foi a usada no procedimento feito no laboratório. E também pela