Solubilidade e coeficiente da solubilidade-química
Solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido, que expressa-se em mols por litro, em gramas por litro, ou em percentagem de soluto/solvente. Também é possível estender o conceito de solubilidade para solventes sólidos.
Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substância influi principalmente, já que, devido a polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis. Substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares em líquidos apolares.
Os compostos com mais de um grupo funcional apresentam grande polaridade, por isso não são solúveis em éter etílico, por exemplo, que apresenta baixíssima polaridade. Portanto, para que uma substância seja solúvel em éter etílico deve apresentar pouca polaridade. Os compostos com menor polaridade são os que apresentam menor reatividade como, por exemplo, as parafinas, compostos núcleos aromáticos e os derivados halogenados.
Solubilidade
Quando falamos em solubilidade, queremos dizer da capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.
Muitas vezes confundimos que a solubilidade tem relação somente com um sal e a água. Não é bem isso, a relação é entre um solvente ( muitas vezes é a água , mas pode ser uma outra substância) e um soluto . Uma propriedade muito importante da água – no estado líquido-é de dissolver substâncias . A interação entre as moléculas do solvente (água) e as do soluto é que são responsáveis pelo processo de solubilização: quando uma substância iônica é dissolvida em água, os cátions são atraídos pelo lado “negativo” da molécula de água e os ânions pelos lados “positivos”. Este processo é chamado de hidratação. ( Veja melhor aqui)
Definindo : Solução/ Soluto/ Solvente