TRABALHO DE FISICO QUIMICA PROFESSORA ADRIANA
2721 palavras
11 páginas
Nome : Luiz Eduardo De Brito SoaresColégio Souza Marques
Matéria: Físico Química
Turma 27 - Química
Professor: Adriana
O que é uma solução?
Na natureza dificilmente as substâncias se apresentam na sua forma pura. Quase sempre elas se apresentam na forma de misturas. Misturas homogêneas são aquelas em que é impossível distinguir individualmente cada um de seus componentes. Sua aparência é portanto uniforme e homogênea.
Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções.
As soluções podem ser:
Gasosas, como por exemplo, o ar, que é uma mistura de gases.
- Líquidas, como a água do mar, que apresenta uma série de materiais sólidos (sais como cloreto de sódio, sulfato de magnésio, etc.).
- Sólidas, como as ligas metálicas (latão, que é uma liga de cobre e zinco).
Existem também soluções de gases em líquidos; um exemplo comum é o gás carbônico dissolvido no refrigerante.
Os componentes de uma solução são o solvente e o soluto. Normalmente dissolve-se o soluto no solvente. A quantidade de soluto a ser dissolvido depende da temperatura em que ocorre a solução, da natureza do soluto e do solvente, e da concentração, que é a grandeza que relaciona a massa de soluto com o volume total da solução.
Cinco exemplos de soluções no cotidiano.
As soluções podem ser formadas por qualquer combinação envolvendo os três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
Exemplos de soluções no nosso dia-a-dia:
-
álcool hidratado acetona água mineral soro fisiológico
- óleo vegetal
-refrigerante
Curva de solubilidade.
Curvas de solubilidade: são gráficos que indicam como o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura. A solubilidade de gases diminui com o aumento de temperatura. A solubilidade de sólidos, geralmente, aumenta com o aumento de temperatura. Coeficiente de solubilidade: É a quantidade máxima, em grama, de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura.Solução saturada: é aquela que não consegue mais dissolver