1 Relat Rio De Fisica 2
26/11/2012
Laboratório de Física - II
Prof. Moises Porfirio Rojas Leyva
Relatório – 01
Medida de densidade de sólidos
Alunos: Camila Ferreira Monteiro Chaves
Italoema Pinheiro Bello
Luan Felipe Carneiro Rodrigues
Lucas Barreto Campos Turma: 11A Número do Laboratório: DEX19
Responsável pelo relatório: Italoema Pinheiro Bello
1. Objetivos: Neste experimento realizado no dia 26 de novembro de 2012, tivemos como objetivo determinar a densidade de 4 chapas de alumínio de tamanhos diferentes, a partir da medição de suas dimensões de largura, altura e comprimento para o cálculo do volume, e verificar como a medida varia se usarmos diferentes instrumentos de medição (trena, paquímetro e micrômetro) devido aos erros que cada um admite. Com essas informações, procuraremos desenvolver nossos experimentos.
2. Introdução Teórica:
A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume. Em outras palavras, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume. ρ =
O conceito de densidade pode ser facilmente entendido na prática comparando objetos feitos a partir de diferentes substâncias, mas de mesmo volume. Portanto, sólidos com o mesmo volume - porém feitos de diferentes materiais - terão massas distintas, ou seja, materiais diferentes têm densidades diferentes.
Imagine vários cubos, todos com o mesmo tamanho - com as dimensões de cubos de gelo, por exemplo, porém feitos de materiais diferentes, como: metal, plástico e o próprio gelo. Logicamente, os cubos terão massas diferentes. O cubo de metal será o mais pesado de todos e o de plástico o mais leve.
Entretanto, nem sempre essa comparação será tão óbvia, pois dependerá dos materiais utilizados. Se compararmos cubos com 1 cm³ feitos de diferentes metais, perceberemos que cubos de alguns metais terão massas bem diferentes e outros, nem tanto. Isso ocorre, porque entre os metais, as densidades variam em um intervalo bastante