Politicas Sociais ETAPA 1
A politica é a arte de controlar o bom funcionamento de um Estado ou Nação e também tem como oficio a negociações de interesses de ordem diretos ou indiretos.
Ela abrange tudo aquilo que envolve o espaço público, suas ações de controle é através de normas jurídicas que garante os direito e deveres dos indivíduos e instituições e assim mantendo organizado todos os setores afim de manter em equilíbrio as relações entre Estado , sociedade e individuo. Atua em varias áreas econômicas e sócias como: politica ambiental, politica educacional, politica salarial,politica social, politica de segurança, politica habitacional, etc.
Este sistema envolve varias organizações politica com a finalidade de controlar o
Estado ou Nação, intervindo nas necessidades básicas da sociedade e individuo. Sua doutrina é de estabelecer um equilíbrio nas ações entre as necessidades de valorização e acumulação de capital. Teoricamente a politica utiliza como meio de intervenção mediante a ação, obras,articulação, trabalho, lazer. Tudo que envolve na realidade do homem pertence a este sistema que manipula nossas ações do dia a dia, não temos dificuldade para perceber suas interferências no nosso cotidiano, ela se complica quando tentamos defini-las ficando complexa quanto a sua posicao. Acaba pressionando ao ponto de se tornar dificil dar uma explicacao simples e breve.
Quanto as instituicoes percebe-se que ela amplia os seus espacos, pois a maioria das instituicoes sociais tem um gerenciamento politico. Nas relações sociais a politica tem o sentido de unir ao exercício de associar e defender o individuo e a sociedade das transgressões sofridas e assim evitando