Artigo Aula 02 O Ensiino De Lingua Matterrna

1914 palavras 8 páginas
O ensino de língua materna
Elaine Vanessa Silva1
Maurício Faria2
Elaine Kendall3
Patrícia Santiago4

1. INTRODUÇÃO

O

ensino de Língua Portuguesa, estranhamente por falantes nativos, tem enfrentado sérios problemas. Isso ocorre porque durante muito tempo se pensou que esse ensino deveria corresponder ao estudo da norma culta da língua, utilizando para isso a gramática normativa. Mas, com o avanço das pesquisas na área, percebeu-se que o ensino de Língua Materna não poderia se prender somente a esse aspecto.
Segundo Travaglia (2002), esse ensino se justifica pelo objetivo de desenvolver no aluno a competência comunicativa. Para desenvolver essa competência seria preciso desenvolver a competência gramatical do aluno e aqui está o problema: com o avanço das pesquisas, percebeu-se também que a gramática, que até então estava sendo utilizada, era falha e os métodos que os professores utilizavam também. Essas pesquisas desestabilizaram a vida dos professores, pois, no primeiro momento, elas só apontaram as críticas, não apontaram uma alternativa para mudança. Isso criou um clima de total desconforto nas salas de aula, pois os educadores já não tinham mais certeza do que deveriam ensinar nem como deveriam fazê-lo, e, os alunos, por sua vez, já estavam desgostosos da disciplina.

Diante desse contexto, o presente artigo se propõe a discutir o ensino de Língua Materna e seus reais objetivos. Essa é uma pesquisa que se faz extremamente relevante, por permitir aos educadores um momento de reflexão sobre o ensino de Língua Materna. Não se pretende neste artigo dar todas as respostas nem abordar todos os aspectos que o assunto permite, mas há a plena certeza de que esta é uma obra que irá complementar as demais e facilitar a vida dos educadores.
Portanto, a pretensão dessa pesquisa é: discutir o ensino de Língua Materna; refletir sobre as falhas da gramática normativa e sua inconsistência teórica; propor soluções mais coerentes para o ensino de Língua
Materna.
Como

Relacionados