Relatório de Quimica
-------------------------------------------------Relatório do laboratório de química
Coeficiente de solubilidade
Trabalho realizado pelos alunos:
Alex César Guarnieri Silveira Nº 1
Giovana Labanca N°13
Heike Wolf N° 18
Júlia Pedro N°19
Maressa Lopes N°29
ITU-SP
11 de Março de 2013
Índice
Objetivo
Observar a variação de coeficiente de solubilidade em função da temperatura.
Introdução teórica
Soluto é a substância dissolvida, ex: sal.
Solvente é a substância que dissolve o soluto. ex: água
Solução é uma mistura homogênea (possui fase única) de duas ou mais substâncias. Estas podem ser classificadas de acordo com sua concentração, quanto ao seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso) ou quanto à condutividade elétrica. Ex:Sal em água.
O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente, numa determinada temperatura.
Em relação à solução, deve-se ter em mente que quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada será a solução. Além disso, cada substância é saturada numa determinada quantidade de solvente.
O coeficiente de solubilidade é útil quando se analisa que haverá excesso de soluto quando suas moléculas não conseguirem mais realizar ligações, já que não haverá moléculas de solvente suficientes para a interação com as moléculas de soluto. Há, também, uma diferença de solubilidade do mesmo soluto em diferentes solventes.
A fórmula para o cálculo do coeficiente de solubilidade é: m1/Cs = m2/10
O gráfico do coeficiente de solubilidade em função da temperatura é utilizado principalmente para informar a solubilidade de uma ou várias substâncias em função da temperatura.
Por exemplo:
Material utilizado
1. Chapa de