Comércio Exterior
- Superafit: É você importar mais que exportar
- Sucata: é a denominação dada à todo o tipo de material, produto ou resíduo descartados que sejam passíveis de reciclagem na indústria. Com o tempo vai perdendo sua função, desgaste natural. metálicas (ferro, aço, cobre, alumínio, zinco, magnésio etc.) ou não metálicas (papel, vidro, plástico, borracha etc.).
- Moeda conversível: Moeda conversível é aquela que é trocada em qualquer parte do mundo. Moeda de países de economia considerada forte, aceitas para transações mundialmente. Dentre elas temos: o dólar, o euro, o yen, libra esterlina.
- Moeda inconversível: Real ( cruzeiro, cruzado, cruzeiro novo...). Contrário da moeda conversível. Para que se torne moeda conversível, o país de origem não pode ter crises, ter uma política democrata, ter desenvolvimento social.
- Câmbio Manual é quando vamos à casa de câmbio e trocamos o real para outra moeda.
- Câmbio turismo é usado para classificar operações relativas à compra e venda de moeda para viagens ao exterior. É mais elevado que o comercial.
- Câmbio comercial é a cotação do dólar usada para o fechamento dos contratos de exportação e importação. O câmbio comercial também registra as operações de empréstimos de empresas no exterior, investimentos estrangeiros diretos, as entradas e saídas dos investimentos estrangeiros em renda fixa.
Exportar é o ato de enviar a outro país mercadorias produzidas em seu próprio pais ou terceiros, que seja de interesse do país importador. Ou seja, a saída de mercadoria para o exterior. Exportação de bens é a transferências de mercadorias entre países e de serviços como a venda de assessoria, consultoria, turismo etc.
Exportação de bens – maneira direta: Implica a sua exportação pelo próprio fabricante do produto, ele não utiliza nenhum intermediário na operação. Poderá utilizar esse intermediário por pessoas ou empresas que atuam como agentes ou representantes, apenas servindo de elo entre o fabricante e o