RELATO DE EXPERIENCIAS ed. fisica
Prof.Orient.: Kenji Kido
RELATO DE EXPERIÊNCIAS:
Prática de Saúde II
INTRODUÇÃO
Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido pessoas em uma academia de musculação. O objetivo foi acompanhar o trabalho de um Personal Trainer. Participaram do acompanhamento, 2 pessoas de ambos os sexos, com faixa etária 25 anos.
Foram realizados treinamento com os alunos com objetivo de hipertrofia muscular, no período de 30 dias. Com base nos exercícios trabalhados nas aulas, foi elaborada uma ficha de treino que foi válida por 30 dias onde foi divido os grupos musculares, sendo que a cada dia o aluno executou um treino diferente do dia anterior.
A experiência permitiu conhecer as peculiaridades dos alunos e planejar orientações compreensíveis e significativas. Os resultados revelaram diferenças significativas na média de repetições em cada sequência, para todos os exercícios.
Nas sequências investigadas, o exercício realizado por último sempre apresentou menor número de repetições, independentemente do grupo muscular envolvido. Em conclusão, as ordenações dos exercícios tenderam a alterar o desempenho nas duas sequências observadas, ao menos no tocante ao volume de treinamento.
Essa influência associou-se mais à posição do exercício na sequência do que ao tamanho do grupamento muscular ou número de articulações envolvidas. Os resultados de PSE foram similares em ambas às sequências, sugerindo que seu valor como indicador de fadiga em sessões de exercícios resistidos (ER) deva ser mais bem analisado.
O treinamento de força é prescrito em função da combinação de diversas variáveis. Dentre elas podem-se citar o número de séries, os intervalos de recuperação e a quantidade, tipo e ordenação dos exercícios escolhidos. A forma pela qual essas variáveis são manipuladas resulta em efeitos diferenciados no aprimoramento da força e hipertrofia muscular.
MÉTODOS
A hipertrofia é o aumento dos constituintes e das