Ficha Tecnica Residencial Carmen
Ficha técnica:
Arquitetos: Décio Tozzi
Início do Projeto: 1977
Conclusão da Obra: 1977
Endereço: Ibiúna São Roque Brasil
Tipologia: Residencial
Status: Construído
Materialidade Predominante: Concreto/ Tijolos/ Vidro
Estrutura: Concreto
Localização: Ibiúna, São Roque, Brasil
Implantação no terreno: Isolado
Área do Terreno: 5.000 m²
Área Construída: 200 m²
A Represa de Ibiúna destaca-se no cenário regional de São Roque e Piedade, interior de São Paulo, como um belo lago circundado por um litoral de suave relevo. Implantada segundo um eixo longitudinal norte-sul, suas margens gozam de excelente insolação e ventilação e guardam proximidade com o lado oposto numa agradável escala da paisagem
A ocupação das margens por casas unifamiliares obedeceu a um saudável critério que divide o espaço em áreas grandes arborizadas, em torno de 5.000 m2, ocupadas pelas construções, desfrutando-se dessa maneira do lugar e ao mesmo tempo preservando-se a qualidade ambiental e o sistema do clima.
A residência Carvalhal resulta de um singular processo de criação arquitetônica. O método de trabalho adotado nesse projeto constituiu um processo de interação entre as soluções em modelo de argila em escala reduzida e as diretrizes espaciais ditadas pela paisagem em escala natural.
Assim, o terreno foi representado em argila, configurando a sua leve inclinação desde a via de acesso até as margens da represa. A diretriz básica foi a da implantação da casa a cavaleiro da gleba, de modo a permitir amplos visuais para a represa e as montanhas circundantes. Nesse processo de interação, o primeiro gesto sensível, que intervém no modelo, é o da mão que cava o espaço plano de uma pequena praça de acesso e com o barro retirado cria um novo relevo configurando pequenos morros, gramados que conferem privacidade e escala a esse espaço de estar.
A intervenção seguinte constituiu simplesmente a integração dos morros por uma laje de desenho livre, orgânico, que abriga a