Art Déco Moda
Depois do minimalismo e do barroco, surgiu outra corrente artística muito e admirada: Art Déco. Uma das tendências mais utilizadas nos dias de hoje. Roupas deslumbrantes e inspiradas na arquitetura. Construções davam o tom das roupas, sem parecer uma fantasia arquitetônica.
Surgido na França e popularizado nos EUA, o Art Déco foi um movimento que mais prezava pela estética e design apurado. Sem nenhuma função construtiva, mas com um forte apelo decorativo, tal movimento era definido por geometria, simetria e simplicidade. Se encaixava entre o rebuscamento do Art Nouveau e a simplicidade do modernismo, que sucedeu tal corrente. Foi a época do enxugamento de arestas, literalmente.
O Art Déco é composto por linhas retas, nuances ecléticas de cubismo e futurismo e altas doses de elegância e sofisticação. Caminhou de mãos dadas com o Jazz e toda a moda minimalistas de meados dos anos 20 até início dos 30. O estilo tem um rigor geométrico, mas sem função apenas decorativa, sempre tem um senso estético apurado e significativo associado a cada linha.
-41910229870Figura 1 - Moda estilo DécoFonte: CITATION The11 \l 1046 (CHAMMAS, 2011)5715319405Figura 2 – Construções Art Déco pelo mundo: Nova York, Miami e Rio
Fonte: CITATION The11 \l 1046 (CHAMMAS, 2011)Sonia Delaunay foi uma renomada artista de origem russa que atuou em diversos setores no movimento Déco, inclusive a indústria têxtil e moda. Trabalhava com o conceito de "simultaneidade", criado através de contrastes simultâneos entre diversas cores, como se pode ver na figura a seguir.
110490244475Figura 3 – Produção de Sonia DelaunayFonte: CITATION Jai11 \l 1046 (DERRINGER, 2011)Na moda, usa-se muito o movimento Déco como inspiração, das roupas às jóias, por mais sutis que as referências sejam, os olhos mais sensíveis enxergam cada detalhe geométrico como uma homenagem à tão famosa corrente. Se outrora, o estilista Paul Poiret foi seu maior representante, hoje em dia seja com Karl ou Marc, vê-se