Art Déco
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS
LICENCIATURA EM DESIGN DE MODA
(1º CICLO DE ESTUDOS)
ORIENTADOR: PROF.ª DOUTORA FÁTIMA OLIVEIRA CAIADO
8 DE ABRIL DE 2013
Introdução
O tema escolhido para desenvolver esta investigação para a Unidade Curricular de Movimentos Artísticos e Contemporâneos, foi o Movimento Art Déco.
Ao longo deste sintetizado trabalho vou abordar temas como o contexto social e cultural em que a Art Déco surgiu e se desenvolveu; de que maneira o facto de ter sido um movimento que surgiu no período entre as duas Guerras Mundiais, travou ou não a sua expansão, e de que forma influenciou as manifestações; quais foram as suas origens e influências e por fim, de que forma se manifestou nas diferentes áreas da arte.
I – CONTEXTO SOCIO-CULTURAL
O Art Déco surgiu na Europa, mais concretamente na França, no período entre as duas grandes guerras mundiais, e foi um estilo decorativo que conseguiu um reconhecimento à escala internacional, especialmente depois da Exposição que nomearei no parágrafo seguinte. O nome “Art Déco” surgiu do nome da Exposição que se realizou em Paris, no ano de 1925: “Exposition des Arts Décoratifs et Industriels Modernes” (Exposição das Artes Decorativas e Industriais Modernas), evento onde a Art Déco ganhou dimensão e também reconhecimento.
Figura Poster da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes de Robert Bonfils (1886-1972)
Como já foi acima referido, a Art Déco situou-se entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial (1925-1939), e isso diz-nos muito acerca deste estilo artístico. Antes de mais, esta foi uma época de profundas alteração e também inovações, os “loucos anos 20” foram uma época em que se dava primazia aos prazeres da vida, às viagens, ao lazer, ao gosto cosmopolita e até aos luxos, isto como forma de auxilio que as pessoas arranjavam para esquecer os traumas vividos durante a 1ª Guerra Mundial, e dessa