teoria do currículo
TEORIA DO CURRÍCULO
Paragominas-PA
2012
ELAINE CARMO
ELIETE OLIVEIRA
ROMÁRIO MUNÍZ
CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA
Paragominas-PA
2012
TEORIA DO CURRÍCULO
ELAINE CARMO
ELIETE OLIVEIRA
ROMÁRIO MUNÍZ
Professor (a): Francisca Oneide de Lima
Acadêmicos do Curso: Pedagogia Turma: 02 Tema: Currículo, conhecimento e cultura. 27/11/2012
1. CURRÍCULO
Precisamos de um documento claro e detalhado, com os direitos e os objetivos de aprendizagem. Dentro os recursos disponibilizados pela escola, o que realmente orienta nosso trabalho em sala de aula? As diretrizes curriculares nacionais? Os parâmetros curriculares nacionais (PCN)? O currículo da secretária de educação?
É Fato que esses materiais existentes são destinados a organizar e orientar a prática dos docentes de todas as etapas e modalidades de ensino, como maior ou menor nível de detalhadamento. No entanto, sabemos que muitos deles não atendem a uma necessidade do cenário atual.
À palavra currículo associa-se a distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concedida historicamente. Cabe a destacar que a palavra currículo tem sido utilizada para indicar efeitos alcançados na escola que não estão explicitados nos planos e nas propostas, são chamados currículos ocultos que envolvem dominante atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.
2. CONHECIMENTO
Ainda, é inegável a pluralidade cultural do mundo em que vivemos e que se manifesta, sabemos que a escola precisa preparar-separa bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do estudante a outros saberes. Temos que formar cidadãos com conhecimentos e experiências que contribuem para a formação críticas e criativas que analisem como as coisas passaram a ser, o que são e como fazer para que elas sejam diferentes do que hoje são.
O