Teorias de Curriculos
Disciplina “Currículos e Abordagens Pedagógicas da Educação Infantil”
Profª: Sonia Marrafa
Acadêmica: Veridiana Flores Favarin
1) Fale sobre:
a) O início dos estudos sobre Currículo
A preocupação com o currículo como objeto de estudo apareceu em torno de 1920, com mais intensidade nos Estados Unidos, e teve a ver com o processo de massificação da escolarização e com a intensa industrialização. Esta preocupação com o currículo partiu de pessoas ligadas à administração da educação.
b) o Currículo e as teorias Tradicionais
O currículo passou a ser um campo de pesquisas e estudos, fazendo que surgissem teorias para questiona-lo e tentar explica-lo.
As teorias tradicionais pretendiam ser neutras, cientificas e objetivas.
A teoria tradicional sendo neutra, seu foco é identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educação geral, acadêmica, à popular.
c) as propostas de:
Bobbit: Sua proposta era que a escolar funcionasse como uma empresa comercial ou industrial, baseando-se na teoria de administração econômica de Taylor. Ralph Tyler, consolidou a teoria de Bobbit quando propõe que o desenvolvimento do currículo deve responder a quatro principais questões: que objetivos educacionais a escola deve atingir; que experiências educacionais podem ser oferecidas que tenham a probabilidade de alcançar esses propósitos; como organizar eficientemente essas experiências educacionais e como podemos ter certeza de que esses objetivos estão sendo alcançados.
Tyler também propôs estudos sobre os aprendizes, sobre a vida contemporânea fora da educação, bem como obter sugestões dos especialistas das diversas disciplinas. Jonh Dewey preocupava-se mais com a democracia do que com o funcionamento da economia. Essa teoria dava importância aos interesses e as experiências das crianças e jovens.
d) pontos comuns ou diferenciados desses teóricos: As