Teorias de currículo
1. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTAM A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO: • [pic]por blocos de conteúdo, abordando-os em três categorias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
2. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA, Apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo: • [pic]aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.
3. “NÃO EXISTE ENSINO NEM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEM CONTEÚDOS DE CULTURA E É JUSTAMENTE O CURRÍCULO QUE ORDENA ESSES CONTEÚDOS.”
A partir dessa afirmativa, pode-se concluir que a relação existente entre currículo e ensino–aprendizagem se estabelece da seguinte forma:
[pic]o currículo encontra-se no centro do processo, pois é em torno da transmissão dos conhecimentos que gravita a maior parte das práticas pedagógicas.
4. CÉLESTIN FREINET DESENVOLVEU VÁRIAS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS A FIM DE MOTIVAR OS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM. DENTRE ELAS, DESTACAM-SE: • [pic]aulas-passeios, texto livre, correspondência interescolar, jornal escolar e livro da vida.
1 A RESPEITO DA AUTONOMIA DADA AOS PROFESSORES COM RELAÇÃO AO CURRÍCULO, PODE-SE DIZER QUE:
- quando os professores definem as atividades e os conteúdos a ensinar, observam o momento exato de trabalhar dada tarefa, consideram o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo em ação).
2. PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:
. trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.
3. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS