art deco
Definição, resumo, características, artistas principais, art Decó no Brasil, arquitetura, exemplos, história
art déco, exemplo
Prédio da prefeitura de Asheville (Carolina do Norte - EUA): exemplo de arquitetura Art Déco
Definição
Art Déco é um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundo na década de 1930. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração.
História
A Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, ocorrida em 1925 em Paris, pode ser considerada o auge da Art Déco.
Num primeiro momento (década de 1920) seguiu um estilo mais luxuoso, com uso de materiais como, por exemplo, marfim e jade. Nesta fase, a Art Decó ficou muito ligada aos anseios artísticos e culturais da burguesia europeia.
No final da década de 1920, quando ganha força nos Estados Unidos, a Art Déco vai para o caminho do design industrial, utilizando-se de materiais que possibilitam a produção em larga escala. Este aspecto fez a Art Déco chegar a grande parte do povo, invadindo a vida cotidiana.
Origem do nome
Art Decó é uma expressão francesa, abreviação de arts décoratifs (arte decorativa).
Características principais:
- Linhas circulares ou retas estilizadas;
- Uso de formas geométricas;
- Design abstrato;
- Formas femininas e animais são as mais trabalhadas;
- Influências do construtivismo, futurismo e cubismo;
- Presença marcante na Arquitetura.
A Art Decó no Brasil
No Brasil, a Art Déco chegou no final da década de 1920 e ganhou força sobretudo na arquitetura. São várias as construções neste estilo que podemos encontrar no Brasil.
Exemplos de arquitetura em Art Déco no Brasil: Elevador Lacerda (Salvador), Teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro), Biblioteca Municipal Félix Araújo (Campina Grande), Viaduto de Chá (São Paulo), Central do Brasil (Rio de Janeiro), Estádio