art deco
CONTEXTO HISTÓRICO
Herança da Primeira Guerra Mundial (1914-1918):
1. Mudança na estrutura econômica mundial
- Primazia econômica dos Estados Unidos sobre os demais países industrializados. - Miséria dos países européia
2. Mudança nas estruturas políticas: adoção do regime republicano em quase todos os países (desaparecimento dos impérios Alemão, AustroHungaro, Russo e Turco)
CONTEXTO HISTÓRICO
Liberalismo capitalista
Estados Unidos
Japão
Socialismo
Ditadura do proletariado na vida política: União Soviética.
Repressão do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini: nacionalismo exarcebado sobre as bases do proletariado, transformados em ditaduras.
CONTEXTO HISTÓRICO
Herança Primeira Guerra Mundial:
1. Mudança na estrutura econômica mundial
2. Mudança nas estruturas políticas
3. Desequilíbrio social:
- Ocasionado pela crise econômica desencadeada pelo desequilíbrio entre a produção e o consumo e que teve na inflação seu aspecto mais importante.
- Empobrecimento da classe média e aumento da pressão operária
(países europeus)
- Burguesia financeira e industrial expande as estruturas produtivas dos objetos industriais de consumo (Estados Unidos)
CONTEXTO HISTÓRICO
REBATIMENTO DESTA “HERANÇA” NA ARQUITETURA:
Exaltação dos années folles, o luxo faustoso do ambiente cotidiano da alta burguesia e do arranha-céu, simbolo da dimensão exorbitante e irracional inerente ao sistema capitalista.
CONTEXTO HISTÓRICO
REBATIMENTO DESTA “HERANÇA” NA ARQUITETURA:
Recuperação industrial: consumismo maciço busca propor um novo sistema de signos identificadores da alta burguesia, mas que se inserissem ao mesmo tempo nos parâmetros estabelecidos pela estética da máquina sem renegar os supostos valores universais da cultura clássica
ART DÉCO
VANGUARDAS EUROPÉIAS: racionalismo, linguagem industrial, simplificação das formas, busca da essência do objeto em paralelo a essência do ser humano.
CONTEXTO HISTÓRICO