Em busca do sentido
A moda do período do Art Deco, assim como na mesopotâmia, consistia de linhas retas, silhueta reduzida e cilíndrica, próxima ao corpo, com a superfície plana. O traje feminino se caracteriza por um tipo de túnica aberta no pescoço e nos braços, parando um pouco acima do joelho e a saia passou a ser curta, com cós baixo, pouco marcado.
Vestido Francês de noite, 1928.
Vestido de Jeanne Lanvin, 1924.
Painel com um homem segurando uma árvore; disco solar alado acima. Século VIII a.C. Assírios, Mesopotâmia.
O cabelo do homem retratado no painel parece com um chapéu sino e profundo, enfiado até os olhos e curto, como os modelos de cabelo de 1920.
Corte de cabelo do período Art Deco.
Ainda neste mesmo painel, é um homem que está usando a túnica, e exatamente na época do Art Decó, a moda “A la garçonne” (moda “como um menino”) está em alta, com a mesma silhueta da mesopotâmia.
Retrato de Coco Chanel, 1920. Estilista que introduziu a moda “A la garçonne”. É perceptível a semelhança da saia de Coco com as túnicas da mesopotâmia.
Vestido de noite Martial & Armand, 1924. Não só pela silhueta e linhas retas que relembram os “Kaunakés” na mesopotâmia, também há uma familiaridade entre o decote desta peça do Art Deco com a joalheria mesopotâmica (as cores, a faixa azul e o recorte que acompanha as linhas do busto).
Na joalheria do período do Art Deco, há umaredominância de pedras pretas na, com formas geometrizadas.
Colar americano de 1930-39.
Igualmente na mesopotâmia, retratado no brinco e colar abaixo:
Brinco do século I-II a.C
Colar,cerca de 2600–2500 a.C, Ur, Mesopotâmia.
BOUCHER, FRANÇOIS. História do vestuário no Ocidente. São Paulo: Cosac Naify, 2010