Bistrô
Criar um estabelecimento com características na culinária brasileira e com a cultura gastronômica cada vez mais atualizada, exigiu a realização de um estudo de viabilidade para escolha do local, público alvo, o nome, tipologia , cardápio, entre outros que são essências para nascimento de um negócio.
Carmen Bistrô, traz 24 criações distribuídas em entradas frias, quentes, carnes vermelhas, carnes brancas, peixes e sobremesas, assinadas pela chef Marcia Faria, que traz a tradição da sua família no mundo da gastronomia aliada a sua experiência na cozinha brasileira. A decoração foi baseada na homenageada Carmen Miranda, que nasceu em Portugal e chegou ao Brasil antes de completar 1 (um) ano de vida.
INTRODUÇÃO
A gastronomia vem sofrendo influencia por parte da globalização. Ou seja, cada dia a globalização vem modificando o planeta em vários sentidos ou propriamente todos. Com a alimentação não seria tão diferente, visto que só se fala em globalização.
Em um trecho retirado de uma reportagem do Jornal O Globo, de 09 de novembro de 1997, resume bem a relação entre a gastronomia e a globalização. A tendência da gastronomia mundial é a globalização e como contrarreação, a regionalização.
Trocando em miúdos ao mesmo tempo, que muitos cozinheiros buscam inspiração na culinária de povos diferentes, outros chefs estão pesquisando e fortalecendo as cozinhas regionais de seus países. Cozinhar hoje é manter um olho na feirinha da esquina e outro na prateleira reservada aos produtos importados.
Portanto, percebe-se que a globalização, ao mesmo tempo em que possibilitou o acesso a diferentes temperos, receitas e ingredientes, gerou também um movimento oposto, preocupado com as raízes culturais que as receitas tradicionais representam. Assim, pode-se resumir a relação globalização x gastronomia como sendo a mistura entre a busca da inovação e a preocupação com a tradição.
No mundo globalizado em que vivemos, o grande desafio da