Bistro
Restaurante/Bistrô
O Bistrô é um restaurante ou bar de pequeno porte, de procedência francesa, muito comum neste país. Ele é singelo, mas bem confortável. Nele os clientes podem consumir bebidas alcoólicas, cafés, entre outros drinks, além de pratos modestos a baixo custo.
Há duas versões sobre a origem da palavra “ bistrô”.
Algumas histórias afirmam que os militares russos, ao invadir a capital francesa, clamavam “bistrô! bistrô!” ao atacarem os cafés parisienses; isto se deve à presença do termo ‘bystro’, que tem o sentido de ‘rápido, rápido’, no vocabulário da Rússia. Outras lendas dão conta de que os franceses residentes na região norte idealizaram este termo.
Durante a Segunda Guerra Mundial os bistrôs se desenvolveram, pois enquanto os maridos iam para as guerras as esposas normalmente tinham que conquistar uma forma de obter uma renda para sobreviver. Assim, elas transformavam suas residências em estabelecimentos públicos especializados no comércio de comida caseira.
Nos bistrôs, o proprietário geralmente comanda pessoalmente tudo que ocorre nas cozinhas e nas salas de recepção aos clientes. Há, portanto, toda uma implicação intimista na relação com o consumidor. Não é suficiente, porém, como muitos pensam, um menu requintado, incluindo diversas iguarias francesas, para se constituir um estabelecimento como este. Criar um ambiente com atmosfera descontraída e informal é um elemento essencial, ao contrário da fama que esta modalidade comercial ganhou entre muitos brasileiros, de um lugar requintado e sofisticado.
Resumidamente, um bistrô é um restaurante pequeno e simples, onde podemos beber e comer bem a um preço acessível. Para os franceses, os bistrôs significam um “estado de espírito” e podem até receber outros nomes: café-philo, bar à vin, cave, etc. É comum um francês ter um bistrô “para chamar de seu”, que pode ser o café “moderninho” do bairro ou aquele mais próximo de sua casa. O que