Seguridade Social e projeto ético-político profissional do Serviço Social: que direitos para qual cidadania?
BOSCHETTI, Ivanete. Seguridade Social e projeto ético-político profissional do Serviço Social: que direitos para qual cidadania? In: Revista Serviço Social & Sociedade nº 79. São Paulo: Ed Cortez, 2007.
O artigo “Seguridade Social e projeto ético-político profissional do Serviço Social: que direitos para qual cidadania?” da autora Ivanete Boschetti, trata da relação entre o sistema brasileiro de seguridade social e o projeto ético-político do Serviço Social. Em sua obra, Boschetti discute as concepções de seguridade social, sua trajetória histórica enquanto sistema de proteção social, as particularidades da seguridade social brasileira (avanços, limites e desafios), e por fim, sua defesa pelo Serviço Social.
Inicialmente, Boschetti revela a íntima e remota relação entre Serviço Social e seguridade social, relação esta, que antecede o marco constitucional de 1988. Imersa em um cenário de profundas desigualdades econômicas e sociais, a seguridade social brasileira enfrenta enormes desafios para consolidar-se. O trato minimalista, focalizado e reducionista oferecido às políticas sociais no contexto neoliberal é revelador da estrutura do sistema capitalista em seu atual contexto.
As políticas sociais entendidas como meio e não fim, nascem no período pós Segunda Guerra Mundial, nos países de capitalismo central, a partir do estabelecimento do padrão fordista-keynesiano, inaugurando novas relações entre Estado, Sociedade e Mercado. É neste contexto que o Estado assume o papel de regulador das relações entre Capital e Trabalho, estabelecendo um novo trato a