Arquitetura de Affonso Reidy
1. Introdução
Este trabalho trata de uma revisão teórica e discussão acerca dos arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Josep Sert e Jean Nouvel.
Este trabalho justifica-se pela discussão dentro da disciplina de Projeto Arquitetônico I, visando o aprimoramento teórico de projeto referente às habitações coletivas.
O mesmo tem como objetivo realizar uma leitura de projeto arquitetônico dos referidos autores com suas respectivas obras, adicionando ao nosso conhecimento, formas e modo de projetar.
1. Embasamento Teórico
2.1 Affonso Eduardo Reidy
Affonso Eduardo Reidy nasceu na cidade de Paris, França em 1909. Arquiteto, urbanista. Forma-se, em 1930, na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro. Ainda estudante, foi estagiário do urbanista francês Donat Alfred Agache na elaboração do Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro. Em 1930, após a tentativa de reorientação moderna promovida por Lucio Costa no ensino da escola, ingressa como professor na cadeira de Composição de Arquitetura. Em 1931, vence, com Gerson Pompeu Pinheiro, o concurso para a construção do Albergue da Boa Vontade, seu primeiro projeto construído, e uma das obras pioneiras do modernismo no Rio de Janeiro. No ano seguinte ingressa, por concurso, no serviço público, como arquiteto-chefe da Secretaria Geral de Viação, Trabalho e Obras da Prefeitura do Distrito Federal. Lá permanece por 30 anos até aposentar-se no início da década de 1960, alternando os cargos de diretor do Departamento de Habitação Popular e do Departamento de Urbanismo. [1]
Essa associação afetiva e profissional é definidora de seus rumos subsequentes, pois Portinho, além de ser uma técnica competente, é, como diretora da Revista Municipal de Engenharia do Distrito Federal, a principal divulgadora dos projetos modernos no Brasil, nos anos 1930 e 1940. Em 1936, Reidy integra a equipe que, sob a liderança de Lucio Costa, e a consultoria de Le Corbusier, realiza o projeto do Ministério da Educação e