Conjunto habitacional de pedreghulho
2079 palavras
9 páginas
Identificação arquitetoPioneiro da linha modernista, Affonso Eduardo Reidy juntamente com Lucio Costa e Oscar Niemeyer, transformou a paisagem arquitetônica brasileira. Nascido em 1909, em Paris, naturalizou-se brasileiro. Estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro entre 1926 e 1930, tendo como influência Walter Gropius, Mies Van der Rohe e Le Corbusier. Affonso Eduardo Reidy em visita à obra em 1950, fonte Livro Affonso Eduardo Reidy, Ed. Blau
A partir de 1932, ingressou, através de concurso, no quadro de funcionários públicos do Rio de Janeiro, na época Distrito Federal. Devido a este fator, seus trabalhos foram desenvolvidos especificamente para obras públicas, colaborando inclusive com o urbanista Alfredo Agache na elaboração do Plano Urbanístico do Rio de janeiro, atuando no planejamento da Esplanada do Castelo (1938) e posteriormente, no projeto do Ministério da Educação e Saúde, no Centro da cidade.
Sua obra foi marcada pela preocupação com o melhor aproveitamento do espaço, considerando especialmente a natureza e a paisagem dos locais onde seriam implantados os projetos. Sua carreira no serviço público coincidiu com a entrada do Presidente Getúlio Vargas no poder e estendeu-se até 1964, quando ocorreu o Golpe Militar que, abafou aos poucos as artes em geral no nosso país.
Reidy exerceu suas atividades como arquiteto no período entre 1929 e 1964. Durante essa fase de nossa história, ocorreram a Revolução de 1930 e o Golpe Militar de 1964. Nesta época a arquitetura brasileira pôde ser desenvolvida de forma a contribuir para o crescimento do país. Sua morte em 1964 livrou-o da frustração de ver suas idéias e suas obras serem abandonadas pelo novo Regime instaurado.
Arquitetandoblog.wordpress.com
Identificação obra
O conjunto é popularmente chamado “Conjunto Pedregulho” por estar implantado na encosta oeste do morro do Pedregulho.
Affonso Eduardo Reidy foi um apaixonado. Um dos principais protagonistas da