Affonso 140606130339 Phpapp02
562 palavras
3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATASConjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes
Julio Cezar Muller
Larissa Rabelo
Marcelo Daniel Trindade
Susana Baldissera
Affonso
Reidy
Affonso
Reidy
Nascido em Paris e radicado no Rio de Janeiro, o urbanista Affonso Eduardo Reidy é um dos pioneiros da arquitetura moderna. Em projetos notáveis, como o Conjunto Habitacional do Pedregulho, o qual ganhou a Bienal de 1953, o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna, todos realizados no Rio,
Reidy apresenta apuro arquitêtonico e elege o homem como o centro de suas atenções.
1953
Affonso Eduardo Reidy teve um papel fundamental, atuando desde 1929, como estudante assistente de
Alfred Agache e depois como diretor do departamento, a partir de 1947, e mais efetivamente ao retomar suas propostas de urbanização do Aterro do Flamengo , a partir de 1961.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, obra de concepção estrutural arrojada, logo após obter o primeiro prêmio da Exposição Internacional de Arquitetos da I Bienal de São Paulo, em 1953.
1954
Aos 17 anos começa a estudar na Escola Nacional de Belas Artes do
Rio de Janeiro, onde se forma arquiteto em 1930.
Em pouco tempo Reidy assumiria o cargo de professor ocupado por Warchavchik nas cadeiras de desenho e planejamento urbano, contribuindo para a formação de uma geração de arquitetos que ficaria conhecida como "escola carioca".
Affonso
Reidy
1936
Após sua morte, durante as décadas de 1970 e 80, toda a obra da geração à qual Reidy pertenceu, assim como o seu ideário e visão de mundo passou a ser bastante criticada, à medida que surgia a pós-modernidade. Entre os seus projetos mais denunciados está o Pedregulho (e que ironicamente é um dos mais elogiados). Os críticos alegam que o projeto não considerava as necessidades e características da população à qual se destinava, o que levou à efetiva degradação do local.
Affonso
Reidy
Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho