Resumo Do Livro De TCC
Autor: Pedro Paulo Funari e Jaime Pinsky (orgs.)
Ano: 2005
A palavra Patrimônio vem de herança, inicialmente se referia somente aos bens matérias. Tempo depois, quando começamos a nos preocupar com a memoria social das populações e assim como também a sua identidade, foi então que se teve a preocupação em preservar os monumentos e os bens culturais e também o meio ambiente. O patrimônio serve para preservar a memória cultural de uma sociedade para que a mesma não perca a sua identidade. Tem vários campos em que o patrimônio cultural está inserido e que também movimentam o turismo, pois os turistas querem conhecer estas culturas e as memórias deles também. Os museus é um campo a ser explorado. Eles são importantes porque contém partes da cultura da região. E os museus deveriam ser incluídos nos pacotes turísticos para o público fazer a visitação, principalmente no Brasil, pois em outros países, nos roteiros turísticos são incluídos a visitação nos museus, já no Brasil, muitos não são incluídos.
Outro patrimônio é o Folclore, eles são tradições culturais e históricas que atraem turistas, com suas tradições, lendas e festas. Por exemplo, o carnaval vem pessoas de vários cantos para poder ver o carnaval do Rio de Janeiro.
Já em Eventos, eles divulgam marcas, atraem grandes públicos, promovem cidades e geram conteúdos de mídia. Porém o autor faz uma crítica ao evento, pois muitos só entretêm o público e muitas vezes não passam a cultura que deveriam para o público. O evento tem que ser um agente de agregação de valor social, cultural, político e econômico do patrimônio cultural e histórico. O evento quando é bem feito e bem sucedido, ele faz história, portanto, também é um patrimônio cultural da cidade.
Os Parques Nacionais foram criados pelo governo federal e mantidos pelo Instituto
Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA). São Unidades de
Conservação que proíbem a exploração de recursos naturais.