tipos de arquitetos
Curso de Edificações
Trabalho de Desenho de Arquitetura I
Vida e Obra do Arquiteto AFFONSO EDUARDO REIDY
ALUNO: Derlindo Jose da Silva Bruno Ribeiro de Carvalho Reginaldo de Sousa
Professor Orientador:
Milton Bandeira Sampaio
Rio de Janeiro
Abril de 2013 Affonso Eduardo Reidy
Nascimento: 26 de outubro de 1909, Paris
Falecimento: 10 de agosto de 1964, Rio de Janeiro
Educação: Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estrutura: Edifício Gustavo Capanema
Affonso Eduardo Reidy foi um arquiteto brasileiro. É considerado um dos pioneiros na introdução da arquitetura moderna no país, sendo um dos grandes nomes do urbanismo moderno no país.
Dono de um estilo econômico, exato e pontuado por uma constante sensibilidade social, Affonso Eduardo Reidy, nascido em Paris, em outubro de 1909, foi um dos mais importantes nomes do pensamento arquitetônico nacional. Naturalizado brasileiro, trabalhou na elaboração do Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro, como assistente do urbanista francês, Alfred Agache, quando ainda estudava na Escola Nacional de Belas Artes. Logo após a formatura, em 1930, se tornaria professor da instituição, atuando primeiramente como assistente de Gregori Warchavchik e, mais tarde, como titular.
Reidy foi daqueles talentos enfreáveis. Em 1931, venceu o concurso para a edificação do Albergue da Boa Vontade, no Rio, sendo em seguida convidado a ocupar o posto de arquiteto-chefe do então Distrito Federal. Também integrou, ao lado de Lúcio Costa e Niemeyer, o grupo que concretizou o sonho da construção do grande marco fundamental da arquitetura moderna brasileira: o edifício do Ministério da Educação e Saúde. Com o planejamento do conjunto residencial Pedregulho (1947-1952), em São Cristóvão (RJ), Reidy se torna precursor dos projetos de habitação social no país. O trabalho