relacoes internacionais
Balanço de Pagamentos é o registro contábil das transações existentes entre os mais diversos países. Qualquer transação, envolvendo ou não pagamento financeiro, entre residentes e não-residentes será registrada no balanço de pagamento dos dois países envolvidos.
Segundo Simonsen & Cysne (Macroeconomia - 2a Edição - Ed. Atlas) "define-se usualmente balanço de pagamentos como sendo o registro sistemático das transações entre residentes e não-residentes de um país durante determinado período de tempo". Isso significa que as transações, envolvendo ou não a transferência de recursos financeiros, existente entre residentes e não-residentes deve ser contabilizada dentro de determinado período de tempo.
Todas essas transações são contabilizadas usando o princípio da "partida dobrada".
O Balanço de Pagamento (BP) trabalha no regime de fluxo e não no regime de estoque.
Imagine, será que as pessoas desejam saber as transações que os residentes no Brasil fizeram com os não-residentes desde o ano de 1.500 ou as transações que foram efetuadas naquele ano? não faz muito sentido somarmos todas as transações que um determinado país já fez com o exterior desde seus tempos remotos.
O que nos interessa agora é como estão nossas exportações nesse ano, como estão comportando as importações, os investimentos brasileiros no exterior e os estrangeiros no Brasil. Seria importante responder a uma pergunta sobre o que tem ocorrido com os investimentos americanos e de países europeus no Brasil após a crise de 2008. Isso só seria possível de ser respondido se mantivermos um controle periódico das transações de tal forma que seus saldos sejam reduzidos a zero de ano em ano. Portanto, o Balanço de Pagamentos registra todas as operações em um período de tempo, em geral o ano-calendário.
Alguns aspectos importantes devem ser ressaltados. Em primeiro lugar, devemos esclarecer que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, nem todas as