Marketing Vede
Conceito de Marketing Verde: “Um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente” Kotler
Pensamento Verde: Consumir menos CONSUMO Pensamento Marketing: Consumir mais INTELIGENTE
O marketing verde, ambiental ou ecológico como também é conhecido, é uma estratégia utilizada pelas empresas com intuito de reduzir impactos ambientais na comercialização de produtos com menor agressão ao meio ambiente, juntamente com técnicas e aplicações para atender as necessidades e desejos dos consumidores com um planejamento de sociedade sustentável e consciente.
O uso do termo marketing verde se iniciou no fim de 1980 e inicio 1990, assim que a AMA (American Marketing Association) realizou um seminário com uma grande rede de relacionamentos a fim de discutir o impacto do marketing no ambiente, após esse episodio o marketing verde ficou definido como “O estudo dos aspectos positivos e negativos das necessidades de marketing em relação á poluição, esgotamento de energia e recursos não renováveis.”, porém ao longo dos anos a definição passou por algumas transformações.
As questões ambientais devem ser adotadas por todos, inclusive educadores, membros da comunidade, órgãos governamentais e organizações não governamentais, consumidores, comerciante, pessoas influentes, entre outros. Esse tipo de marketing contém modificações no processo produtivo, alterações nas embalagens e transformações na divulgação. Ele se aplica as atividades propostas a gerar e propiciar mudanças para instigar a população a consumirem produtos ecologicamente corretos, satisfazendo as necessidades e desejos humanos.
Vantagens:
Preocupação global.
Conscientização.
Eficiência no uso de materiais.
Redução de custos.
Sintonia com consumidor.
Maior credibilidade.
Valor agregado á marca.
Garantia de ambiente seguro.
Proteger e conservar reservas