Rel Torio 06
Ana Clara Soares
Almir Oliveira
Marcela Lima
CURSO DE FARMÁCIA
REAÇÕES QUÍMICAS
MOGI DAS CRUZES - SP
2015
INTRODUÇÃO
Entende-se por reações químicas as transformações que envolvem alterações, quebra ou/e formação, nas ligações entre partículas, como exemplo, moléculas, átomos ou íons, da matéria resultando na formação de uma nova substância com prioridades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, etc.
De acordo com a Doutora Renata M. S. Celeghini entende-se por reações de síntese “Estas reações são também conhecidas como reações de composição ou de adição. Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos.”.
Um exemplo de Reação de Síntese: Fe+S → FeS, nesse caso os compostos irão se unir para formar um novo composto químico.
Ainda de acordo com a Doutora Renata M. S. Celegini entende-se por reação de decomposição “Como o próprio nome já diz, este tipo é o inverso a reação de síntese, ou seja, ocorrem quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos. Estas reações também são conhecidas como reações de analise.”.
Um exemplo de Reação de Decomposição: 2 HgO → 2 Hg + O2, nesse caso os compostos irão se separar e se equilibrar.
Entende-se por reações de simples troca de acordo com a Doutora Renata M. S. Celegini “Estas reações ocorrem quando uma substancia reage com uma substância simples e outra composta. Estas reações são também conhecidas como reação de deslocamento ou reações de substituição.”.
Um exemplo de Reação de Simples troca: Cl2 + 2 NaBr → 2 NaCl + Br2.
De acordo com a Doutora Renata M. S. Celegini, reação de dupla troca é: “Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias.”.
Um exemplo de Reação de Dupla Troca: NaOH + HCl → NaCl + H2O.