SEMIN RIO 11 1
Bom dia colegas, o tema escolhido por minha equipe foi O AVANÇO PARTICIPATIVO DA SOCIEDADE CIVIL, que é um tema que desperta muitas criticas quando discutido, acredito eu que porque ao mesmo tempo que nos coloca diante dos nossos direitos e deveres de participação instituídos pela Lei maior que é a CF nos mostra a deficiência da pratica participativa da sociedade.
No decorrer da apresentação nós vamos falar sobre as ferramentas instituídas pela Lei para a participação popular na gestão pública tentando ressaltar a importância da participação efetiva do cidadão na gestão. Nós como sociedade civil temos grandes chances de conseguir dar um novo rumo à história política do nosso país se lutarmos pelos nossos direitos e desfrutarmos do nosso direito de participar.
Eu quanto cidadã passei a ter mais consciência disso quando li um pouco sobre a Lei 8.243 que foi decretada no ano passado em meio ao cenário de manifestações sócias que se apresenta no país. Nessa Lei é instituída a política nacional de participação social, e tornaram-se motivos de debates também. Há quem diga que a Lei é uma forma do estado controlar a participação popular através da influencia da mídia e por outro lado há quem diga que o Decreto aprimora o que encontramos no Estatuto da Cidade de 2001 induzindo a democracia participativa. Independente de defender ou criticar o Decreto eu identifico o poder da sociedade civil, porque se a Lei nasceu pra controlar o povo é porque o povo fez o Governo se sentir ameaçado quanto ás manifestações e se a Lei surgiu pra induzir a democracia participativa é porque o povo esta ganhando mais espaço nos cenários das decisões.