Regime hugo chavez
O socialismo é um sistema político no qual todos os meios de produção pertencem à coletividade, sendo o direito a propriedade privada destituída. Segundo dados teóricos relacionados em obras literárias, tal sistema surgiu como “proposta de buscar uma nova harmonia social por meio de drásticas mudanças, como a transferência dos meios de produção das classes proprietárias para os trabalhadores”.
A longo prazo isso acarreta, como conseqüência, o fim do trabalho assalariado, substituição do mercado por uma gestão socializada, com o objetivo de adequar a produção econômica às necessidades da população, encaminhando ao comunismo. Por isso existe a confusão de conceito, de que socialismo é autoritário.
Ainda de acordo com estudos sociológicos, o autoritarismo é caracterizado como “abuso de poder”. Na América Latina, a há concepção de que é uma forma de alienar a população, noticiando de forma errônea fatos que contrariam o Poder. O autoritarismo pode se manifestar na vida nacional e age sobre milhões de cidadãos, ao qual a dominação se perpetua através do poder econômico e por coação.
Os que detém o autoritarismo como forma de “governar” tem como definição ideológica discursos populistas, sentimentalizados por uma pátria. “No autoritarismo, o governo tende a endeusar-se, implantando uma verdadeira ditadura de partido único, confundindo o Partido com o Estado”, esclarece o artigo do site Wikipedia. Essa “verdadeira ditadura” é o regime que vive a ilha de Cuba, hoje governada por Fidel Castro.
Sabendo o que é socialismo e autoritarismo, analisemos quem é Hugo Chávez, atual presidente da Venezuela. Aos poucos adquiriu mais poderes, criando uma nova Constituição, que permite maior autonomia do Estado na economia, por exemplo. Tudo isso só foi possível devido aos discursos populistas, enfatizando a sociedade venezuelana para as melhores soluções daquele país.
Com o passar do tempo, a máscara caiu. O presidente da