Trabalho de Hugo Chaves
Direito
TPE
Pablo Falcão
MD4
Palavras-chave
Citações
SANTOS, B. S. Chávez: o legado e os desafios. Disponivel em: http://dowbor.org/blog/wpcontent/uploads/2013/03/Ch%C3%A1vezo-legado-e-os-desafios-Novavers%C3%A3o_7Mar2013.pdf
Acesso em: 13 de mar. 2013
TEXEIRA, D. A maldição da múmia. Revista Veja, São
Paulo, ed. 2312, p. 66-72, 13 mar. 2013.
Integração regional
Chávez foi o artífice incansável da integração do subcontinente latinoamericano. [...] Procurou que as trocas entre os países latino-americanos fossem muito para além das trocas comerciais e que estas se pautassem por uma lógica de solidariedade, complementaridade económica e social e reciprocidade, e não por uma lógica capitalista. (p. 2)
Chávez foi caixa de campanha de quase todos os candidatos presidenciais populistas na
América Latina e Central:
Cristina Kirchner, o boliviano
Evo Morales e o nicaraguense
Daniel Ortega. O dinheiro da
Venezuela responde por 22% do
PIB de Cuba. (p. 72)
União cívico-militar
Chávez assentou o seu poder em duas bases: a adesão democrática das classes populares e a união política entre o poder civil e as forças armadas. Esta união foi sempre problemática no continente e, quando existiu, foi quase sempre de orientação conservadora e mesmo ditatorial. Chávez, ele próprio um militar, conseguiu uma união de sentido progressista que deu estabilidade ao regime. (p. 5)
Para dirigir as estatais, recrutou colegas fies. Soldados foram escalados para engrossar os atos do governo e executar as ordens de expropriação de empresas e fazendas. [...] Chávez criou milícias civis, cujos integrantes atuam como quadrilhas de saqueadores impunes. (p. 69)
Politica Externa
Chávez confrontou-se com o mais agressivo unilateralismo dos EUA
(George W. Bush) que teve o seu ponto mais destrutivo na invasão do Iraque.
Chávez tinha a convicção de que o que se passava no Médio-Oriente viria um dia a passar-se na