A invencao de hugo cabret
Lic. em Ciência da Computação
Disciplina: Teoria da Computação
Maelso Bruno Pacheco Nunes Pereira
Resumo do filme a invenção de Hugo Cabret
Hugo Cabret é um órfão que mora entre as paredes de uma estação de trem em Paris, seu único familiar era o seu tio alcoólatra chamado Claude que trabalhava consertando o relógio da torre da estação. Abandonado por seu tio, Hugo passa a se virar sosinho, rouba alimentos e assume secretamente o emprego do tio, com a perspectiva de que enquanto o relógio estivesse em pleno funcionamento ninguém iria descobrí-lo. Seu pai antes de morrer encontrou no porão do museu onde trabalhava um autômato. Com habilidades em mexer com engrenagens, aprendidas com o pai que era relojoeiro, Hugo dedica-se incansavelmente a consertar o autômato em suas horas vagas e decifrar o mistério por trás daquele boneco. Terminado o trabalho com o autômato, Hugo se encontra frente a outro problema, encontrar uma chave em forma de coração que é a única forma de ativar o autômato. Durante seu percurso, Hugo conhece uma menina chamada Isabelle e em seguida descobre que ela usa a chave que ele tanto procurava como forma de colar, pendurada em seu pescoço. Ao colocar o autômato em funcionamento, ele faz um desenho e em baixo assina com o nome do tio de Isabelle, que na mesma hora reconhece a assinatura. Numa longa aventura, Hugo e Isabelle descobrem que o criador do autômato era o próprio tio de Isabelle .
O boneco como autômato determinístico Autômato vem da palavra grega αὐτόματα que significa “ação sem influência externa; automático”. (wikipedia)
Analisando isto, conseguimos fazer uma associação do boneco com a definição de autômato. Porém, ainda existe uma definição formal que caracteriza um autômato.
Um Autômato Finito Determinístico A é uma 5-tupla, (Q, Σ, δ, q0, F), onde:
Q é um conjunto finito de estados;
Σ é um conjunto finito de símbolos, chamado de alfabeto do autômato; δ (ou g) é a função de transição, isto é, δ: Q