DDS1
QUEDA DE ALTURA
» Se um colega cai de uma laje, ou de um andaime, a primeira suspeita será de que ele pode ter fraturado o pescoço ou a coluna cervical. Por esta razão não se mexe no acidentado, já que poderá complicar ainda mais o quadro de lesão.
» O importante é mantê-lo acordado, e não permitir que se movimente, cobrindo-o com um casaco ou cobertor se estiver com frio, ou molhado, mantendo- -o calmo, sempre conversando.
PERFURAÇÕES E HEMORRAGIAS
» Se um corpo estranho de tamanho pequeno (um prego, por exemplo) perfurar o acidentado, é preciso retirá-lo e seguir procedimento de contenção do sangramento, lavagem e curativo, como num corte.
» Se o objeto for grande - pedaço de madeira ou de ferro, ou ferramenta maior -, ele não deverá ser tocado. Neste caso, coloca- se um pano sobre o ferimento para conter o sangramento, sem mexer em nada. Chame o pronto atendimento.
» Quando a perfuração for num olho, o ferimento também não poderá ser mexido: tape os dois olhos da vítima, para que não os movimente.
» Ocorrendo a mutilação de membros ou partes do corpo, faça compressão direta sobre o corte, com pano limpo, para conter a hemorragia, elevando quando possível o ponto do ferimento. A parte amputada deverá ser recolhida e colocada num saquinho plástico e, depois, dentro de um segundo saco com gelo, para que haja chances de reimplantação. Tome sempre cuidado para não entrar em contato direto com o sangue da vítima, evitando contaminações.
CONVULSÃO
» O maior cuidado é com a cabeça: coloque a mão sob ela, ao virar a vítima de lado.
» Não tente puxar a língua para fora da boca, nem conter seus movimentos.
» Não dê líquidos para beber nem para cheirar.
» Afaste objetos próximos e aguarde o pronto atendimento.