Resumo A invenção de Hugo Cabret
Hugo morava com seu tio, que era o responsável por cuidar do relógio da estação de trem e o ensinou o ofício, em pouco tempo Hugo já sabia cuidar do relógio e o fazia como frequência, pois seu tio vivia bêbado. Um dia o velho saiu e não voltou mais, o menino se viu sozinho e sem ter pra onde ir, tendo como única escolha viver escondido na central de trem e continuando a manter o bom funcionamento do relógio para que ninguém notasse que ele estava morando lá, e principalmente para que não notassem que o verdadeiro responsável por arrumar o relógio não estava mais presente.
Hugo passou a roubar comida para não morrer de fome, e roubava pequenas peças na loja de brinquedos para tentar montar um autômato que tinha ganhado de seu pai, juntamente com um caderninho que continha instruções e desenhos feitos pelo pai, mostrando o funcionamento e encaixe das peças. Um dia Hugo é descoberto pelo dono da loja que como castigo pega o caderninho do menino, foi então que Hugo conhece a afilhada do dono da loja, que o ajuda a recuperar o caderno, e com a ajuda de um historiador descobrem o grande segredo do tio da menina, ele na verdade é Georges Méliès, considerado o pai dos efeitos especiais, e responsável pela construção do primeiro estúdio cinematográfico da Europa.
Méliès havia se escondido e mudado de identidade por conta de uma grande desilusão e muitas de suas obras haviam sido perdidas, mas sua afilhada e Hugo conseguem alguns rolos de filme com seu amigo historiador, que é um dos maiores fãs de Méliès e estudioso profundo de seu