Estação total
- Introdução - Estação total - Teodolito - Distânciometro - Trena eletrônica - trena convencional - Prisma - Baliza - Nível de cantoneira - Piquete
- Estaca testemunhal - Caderneta de campo - GPS - Bibliografia - Conclusão
Introdução
O principal objetivo da topografia é representar o levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos.
Para isso são utilizados diversos equipamentos topográficos que auxiliam nessas atividades como a estação total, o teodolito, o distânciometro entre outros.
Estação total
Estação Total ou Taqueômetro é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento, que pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.
A estação total é capaz de armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados.
Para fazer a medição, deve-se posicionar o aparelho num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma "vara" metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir.
A estação então emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento.
Pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta da estação o computador interno calcula os ângulos e distâncias armazenando os pontos em sua memória interna.
A informação pode ser enviada do teodolito para um computador e um software aplicativo irá gerar um mapa da